Pesquisar este blog

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Rosca rainha - tradicional mineira



Rosca rainha
Esta é uma receita bem mineira...

Desmanchar 50g de fermento biológico em 1 copo de água morna, uma colher de sopa de açúcar e 1 xícara de chá de farinha de trigo.
Deixar descansar por 30 minutos.
Acrescentar:
3 ovos
200g de manteiga sem sal
1 copo – dos de requeijão – de açúcar
Misturar muito bem e deixar descansar por mais 30 minutos.
Juntar:
1 copo – dos de requeijão – de leite
½ copo – dos de requeijão- de açúcar
Mais ou menos 800g de farinha de trigo
Dividir a massa em 6 partes.
Fazer rolos com cada parte recheando-os com
Frutas cristalizadas e nozes. Fazer duas tranças.
Colocar em formas untadas e enfarinhadas.
Deixar crescer por 2 horas.
Pincelar com gema, polvilhar com açúcar cristal e assar em
Forno de 160º, por mais ou menos 30 minutos.
Decorar como quiser.

15 comentários:

  1. gostaria de saber como fazer esta cobertura branca para a rosca.obrigado

    ResponderExcluir
  2. se eu não colocar o recheio a rosca fica a mesma coisa ?

    ResponderExcluir
  3. sua receita e maravilhosa

    ResponderExcluir
  4. Lilian Rodrigues de Carvalho23 de novembro de 2010 às 11:44

    Fiquei simplesmente apaixonada pela sua história Marita. E eu, sou uma dona de casa que me aventurei a fazer o curso de direito. Mas a minha paixão pela cozinha é maior do que qualquer coisa. Ah, adorei o avental. Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe adorava cozinhar, esta rosca era a preferida dela.Tive boas lembranças, ao ver estas fotos, que saudade do meu tempo de criança, e principalmente de ver minha maezinha, fazendo essas delicias, hj ela se encontra acamada.Vou fazer pra ela.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. esta é uma receita mineira que eu adoro. É a minha favorita. HUUUUUUUUUMMMMMM!

    ResponderExcluir
  7. Não tem receita mais gostosa na minha opinião. Só de ver dá água na boca!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. òtima sua receita... ficou maravilhosa...amei...thanks for share.

    ResponderExcluir
  9. Marita,não sei como de agradecer pela receita da rosca da rainha mineira.Já tinha tentado fazer e nunca conseguia.Sua receita deu certinho e ficou maravilhosa!
    0BRIGADA
    DORA

    ResponderExcluir
  10. Agradecido Marita, o milagre do pão é fantastico, quando v, diz sovar, sovar e sovar, lá na rosca rainha, eu te digo que esse sovar me livrou de uma dor antiga nos braços. Abraços de um amigo.Nogueira.

    ResponderExcluir
  11. Moro nos EUA e paguei minha passagem de Boston para Miami vendendo esta maravilha de pao!!!!

    ResponderExcluir
  12. Amei este site, as receitas são ótimas. O avental é lindo.

    ResponderExcluir
  13. Amei minha cunhada sempre fazia aprendi com ela e ganhei muito dinheiro vendendo rosca. Tinha perdido a receita olha a onde eu fui acha.

    ResponderExcluir
  14. Amei minha cunhada sempre fazia aprendi com ela e ganhei muito dinheiro vendendo rosca. Tinha perdido a receita olha a onde eu fui acha.

    ResponderExcluir