Pesquisar este blog

domingo, 18 de janeiro de 2009

Bolo mousse de morango


Bolo Mousse de Morango
Ingredientes:

Massa:
4 ovos
½ xícara (chá) de açúcar
7 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de maisena
1 colher (chá) de essência de baunilha

Recheio:
500 g de morangos
suco de ½ limão
4 claras
1 pacote de gelatina sem sabor
50 ml de água
¾ xícara (chá) de açúcar
250 ml de creme de leite fresco

Montagem:
10 morangos
100 ml de creme de leite fresco

Calda:
¼ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de açúcar
60 ml de rum

Modo de preparo:

Massa:
Numa batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Bata em velocidade alta por 15 minutos. Enquanto o creme está na batedeira, peneire todos os ingredientes secos por 3 vezes. Retire o creme da batedeira, acrescente a essência de baunilha e mexa suavemente. Acrescente os ingredientes peneirados e mexa delicadamente. Tente mexer o menos possível. Unte uma assadeira de fundo removível (22 cm) com manteiga e farinha. Coloque a massa do bolo sobre a forma e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Quando assar, retire o bolo do forno. Espere esfriar. Reserve.

Recheio:
Corte os morangos pela metade e cada metade ao meio novamente. Reserve. Numa panela média, coloque os morangos e o suco de limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até que os morangos fiquem bem macios. Retire o morango do fogo e coloque dentro do liquidificador. Bata em velocidade alta por 10 segundos.

Retire a geléia do liquidificador e coloque dentro de um recipiente. Reserve 3 colheres (sopa) da geléia para a decoração. Numa panela pequena, coloque a água e o açúcar. Leve ao fogo médio por 4 minutos. Enquanto isso prepare as claras.

Numa batedeira, coloque as claras e bata em velocidade alta por 3 minutos. Retire a calda do fogo, em ponto de fio, e despeje sobre as claras, que devem continuar sendo batidas. Continue batendo até que o recipiente da batedeira esfrie.
Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. Num recipiente, coloque o merengue, a polpa de morango e a gelatina dissolvida. Mexa bem. Reserve. Coloque o creme de leite na batedeira e bata até virar chantilly. Encorpore o chantilly ao creme de morangos e mexa suavemente. Reserve.

Calda
Numa panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Espere ferver e deixe por 1 minuto. Retire do fogo. Reserve.

Montagem:
Retire o bolo da forma e corte horizontalmente, formando duas metades. Lave bem a forma e enxugue. Volte a base do bolo para a forma limpa e feche o aro novamente. Regue a massa do bolo com a calda de rum. Coloque a metade da mousse de morango sobre o bolo. Cubra com a outra metade do bolo e aperte com as mãos para a mousse ocupar bem os espaços da forma. Coloque o restante da mousse, cobrindo todo o bolo.

Bata a forma para que a mousse preencha todos os espaços. Pegue a geléia reservada e coloque, com uma colher, sobre a superfície do bolo de maneira aleatória. Com um palitinho, faça vários riscos de dentro para fora, formando desenhos.

Lave os morangos, retire as folhinhas e corte cada morango em 4 fatias finas (como se fossem lâminas). Reserve. Leve o bolo à geladeira e deixe gelar por no mínimo 6 horas. Retire o bolo da geladeira, e retire o aro. Com uma espátula bem grande ou uma faca, retire o bolo da forma e passe para um prato de sua preferência. Reserve.

Bata o creme de leite até o ponto de chantilly. Com uma espátula, pegue uma porção de chantilly e cubra a lateral do bolo. Procure seguir sempre o mesmo sentido ao espalhar para evitar que farelos de bolo sujem o creme. Sobre a superfície do bolo, distribua os morangos próximos da borda do bolo, fazendo um caminho, colocando um morango atrás do outro. Sirva gelado.
Receita de Sandra Dias - Comunidade "Bolos, coberturas e recheios" - Orkut
Minhas observações:
1. Quando for armar o bolo, a forma ficará baixa, porque vai colocar o recheio.
Faça assim:
Coloque uma tira de acetato, contornando toda a forma, para aumentaar sua altura.
Unte a tira com óleo de cozinha.
2. Eu não tinha creme de leite fresco. Usei o chantilly industrializado "Amélia"
Faça assim:
Coloque uma tira de acetato, contornando toda a forma, para aumentaar sua altura.
Unte a tira com óleo de cozinha.
2. Eu não tinha creme de leite fresco. Usei o chantilly industrializado "Amélia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário